Luxação do Cotovelo - Proaxis

Luxação do Cotovelo

O que é?

A luxação do cotovelo ocorre, quando a parte inferior do osso do braço, o úmero, perde contacto com a parte superior dos ossos do antebraço, rádio e cúbito. Se a perda de contacto entre os ossos for total, a luxação diz-se completa, se ainda existir contacto diz-se subluxação.

Causas

A articulação do cotovelo tem um formato que dificulta a luxação, ou seja, é uma articulação considerada estável. As luxações do cotovelo resultam normalmente de uma queda sobre um braço estendido.

Sintomas

É esperada a presença de dor e uma elevada limitação nos movimentos. Ao contrário da luxação do ombro, a luxação do cotovelo pode ter outras fraturas associadas, como tal devem-se realizar exames complementares, como o raio-x, antes de colocar a articulação no seu lugar.

Tratamento

Como forma inicial de tratamento, devemos recolocar a articulação do cotovelo no seu lugar anatómico. Numa segunda fase de tratamento, devemos imobilizar a articulação com uma ortótese durante algumas semanas, devendo retirá-la durante alguns períodos de tempo.

Durante os períodos que está sem ortótese deve mexer o braço, sem pesos, no sentido de evitar rigidez articular no cotovelo.

Consultas PROAXIS

Sente alguma dificuldade e quer ser assistido pela equipa da PROAXIS?
Marque a sua consulta

MARCAR CONSULTA

CONSULTAS

Este website usa cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível.