Hallux Valgus / Joanete - Proaxis

Hallux Valgus / Joanete

O que é?

Hallux valgus, ou mais conhecido como joanete, é uma deformação no dedo grande do pé, em que o seu alinhamento sofre uma alteração, e começa a desviar-se em direção ao segundo dedo. O “Hallux”, refere-se ao 1º dedo do pé, vai sofrer um desvio “valgus” apontando para o 5º dedo. Por vezes em casos mais graves, pode acontecer uma sobreposição do 1º e 2º dedos.

Este desvio origina uma proeminência óssea na zona lateral do pé mais conhecida como Joanete. O Joanete tende a progredir lentamente e a agravar com o passar do tempo. Num estado mais avançado pode originar dor e inflamação na zona da proeminência óssea.

A maior prevalência no sexo feminino deve-se, possivelmente, à preferência por calçado mais apertado e estreito.

Causas

Os joanetes são muitas vezes causados por algum tipo de defeito já existente na estrutura do pé, que é normalmente, genético, aumentando a probabilidade da pessoa vir a desenvolvê-los. Qualquer que pessoa que tenha os pais e os avós com Joanetes terá uma maior probabilidade de desenvolver Joanetes ao longo do tempo.

Para além do fator genético envolvido uma das causas mais comuns é o tipo de calçado utilizado, por exemplo, quando o modelo ou tamanho são mal escolhidos para o tipo de pé. O Exemplo mais comum são os sapatos de salto alto, por norma mais apertados na zona dos dedos, faz com que o 1º dedo empurre o 2º dedo acabando por se cruzar, dificultando a marcha.

Diagnóstico

O diagnóstico do Joanete passa por uma avaliação por parte de um profissional de saúde. Uma simples observação é suficiente para detetar a presença de um Joanete. Contudo, a radiografia pode ser usada para avaliar a gravidade e grau do Joanete.

Sintomas

Os sintomas dos joanetes manifestam-se apenas a nível local, na zona onde se encontra esta deformação, e passam por:

∙ Dor

∙ Inflamação

∙ Sensação de ardor

∙ Calosidades

∙ Dormência

Normalmente, os sintomas ocorrem quando se usam sapatos muito estreitos, que apertam o dedo do pé, obrigando os restantes dedos a sobreporem.

Tratamento

O tratamento para o joanete vai depender do seu estado e do seu grau. Se diagnosticado numa fase inicial, o tratamento conservativo é sempre a primeira opção a considerar.

Este tratamento conservativo passa por:

– Uso de ortóteses noturnas que controlam e imobilizam a articulação do primeiro dedo pode ser importante para tentar impedir a progressão do Joanete;

– Uso de ortóteses plantares por medida durante o dia a dia, com o objetivo de estabilizar o pé, e fazer uma distribuição das pressões plantares existentes.

– Optar por um calçado adequado, confortável, preferencialmente baixo em altura e mais largo à frente, de modo a evitar o estrangulamento dos dedos.

Para o alívio da dor e controlo da inflamação podem ser prescritos medicamentos anti-inflamatórios e recomendada a aplicação de gelo várias vezes ao dia. Se o tratamento conservativo não apresentar resultados positivos, a única opção restante passa por uma intervenção cirúrgica ao joanete. Nesta cirurgia é removido o excesso de osso para conseguirem alinhar o dedo na posição correta.

Consultas PROAXIS

Sente alguma dificuldade e quer ser assistido pela equipa da PROAXIS?
Marque a sua consulta

MARCAR CONSULTA

CONSULTAS

Este website usa cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível.