Luxação ou Subluxação da Anca - Proaxis

Luxação ou Subluxação da Anca

O que é?

A Luxação é caracterizada pela perda total ou parcial (subluxação) do contacto normal entre superfícies articulares. Esta pode ser traumática quando resulta de um dano direta sobre a articulação, ou não traumática quando tem origem congénita como em casos de displasia da anca.

Na grande maioria das luxações da anca existe um deslocamento posterior da cabeça do fémur que ocorre quando uma força atinge o joelho enquanto este e a anca se encontram em flexão (como na posição de sentado). É frequente acontecer em acidentes de automóvel. Podem também ocorrer devido ao impacto após salto de um local elevado ou em desportos de contacto.

Sintomas

  • Dor
  • Incapacidade para mover a perna
  • Alterações neurológicas com dormência do pé e tornozelo

Tratamento

Em casos em que não existe comprometimento da articulação ou das estruturas envolventes é realizada uma manobra de recolocação e aconselhado repouso e imobilização por curto prazo de tempo, seguida de fisioterapia. Esta intervenção deve ser realizada o mais breve possível para evitar complicações como a osteoartrose e osteonecrose. Se existir fratura ou outra complicação pode ser necessário cirurgia.

Em ambos os casos é recomendada a utilização de auxiliares de marcha como muletas ou andarilho para aliviar a carga exercida sobre a articulação e também a utilização de ortóteses estabilizadoras da articulação da anca.

Consultas PROAXIS

Sente alguma dificuldade e quer ser assistido pela equipa da PROAXIS?
Marque a sua consulta

MARCAR CONSULTA

CONSULTAS

Este website usa cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível.