Osteoartrose da Anca
O que é?
A Osteoatrose caracteriza-se por uma diminuição progressiva da cartilagem articular, sendo a doença reumática mais comum depois dos 50 anos. Pode classificar-se como primária se as suas causas são desconhecidas, ou como secundária se é causada por traumatismo, infeção, hemartrose ou osteonecrose (morte do tecido ósseo).
A Osteoartrose está frequentemente associada a elevada morbilidade (dor crónica e impotência funcional) e a elevado impacto social e económico.
Sintomas
A osteoartrose da anca apresenta normalmente o seguinte quadro clínico:
- Dor que melhora com o repouso e piora com a atividade
- Dor na região inguinal, glútea ou face lateral
- Dor ao sentar em cadeiras baixas, entrar/sair do automóvel, vestir meias e calçar sapatos
- Rigidez matinal
- Evolução por “crises”
- Crepitação
- Sinais inflamatórios nas crises agudas
Tratamento
Como forma de auxílio na melhoria dos sintomas, como a diminuição da dor e aumento da capacidade de movimento do paciente, recomenda-se a utilização de uma ortótese que pode ser utilizada para redistribuir a pressão e estabilizar a articulação. A ortótese vai dar suporte e aliviar a superfície articular afetada.
Recomenda-se também a utilização de palmilhas personalizadas como forma de tratamento inicial a fim de fornecer maior amortecimento do impacto sobre as articulações e corrigir o mau alinhamento que possa ocorrer a nível das articulações do tornozelo e joelho. Os pés são a base do nosso corpo por isso o tratamento mais correto passa diversas vezes por corrigir a partir da base para cima.
Consultas PROAXIS
Sente alguma dificuldade e quer ser assistido pela equipa da PROAXIS?
Marque a sua consulta
PRODUTOS
-
Medi Orthocox
€96 IVA incluído - Ler mais