Lesão Meniscal - Proaxis

Lesão Meniscal

O que é?

Os meniscos são fibricartilagens que se encontram entre a tíbia e o fémur para aumentar a congruência articular entre estes, de modo a aumentar a estabilidade da articulação e distribuir melhor a carga. 

O mecanismo de lesão dos meniscos caracteriza-se por uma torção com o joelho em flexão e está muitas vezes associado a lesões ligamentares do joelho. O menisco mais suscetível a sofrer uma lesão é o interno, mais especificamente no seu corno posterior.

Sintomas

  • Dor na interlinha interna ou externa, a descer escadas ou a fazer agachamentos
  • Edema
  • Rigidez articular 
  • Sensação de perda de controlo do joelho
  • Episódios de bloqueio articular
  • Crepitação 

Tratamento

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico dependendo da estabilidade da lesão, grau de severidade e tolerância aos sintomas da lesão, idade e nível de atividade do paciente.

Está dependente também da existência, ou não de outras lesões. Nos casos de intervenção cirúrgica deve ser utilizada uma ortótese (joelheira) no período pós-cirúrgico. O uso desta ortótese vai auxiliar na proteção da articulação do joelho ao mesmo tempo que controla o limite da amplitude de movimentos, para cada etapa da sua reabilitação.

O tratamento conservativo passa pela limitação da atividade física e controlo da dor e inflamação, seguido de fisioterapia. Em caso de instabilidade da articulação ou como proteção contra movimentos indesejados, seja na prática desportiva ou nas atividades de vida diária, é recomendada a utilização de uma joelheira.

Consultas PROAXIS

Sente alguma dificuldade e quer ser assistido pela equipa da PROAXIS?
Marque a sua consulta

MARCAR CONSULTA

CONSULTAS

Este website usa cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível.