Luxação ou Subluxação da Rótula - Proaxis

Luxação ou Subluxação da Rótula

O que é?

A luxação ou subluxação da rótula acontece quando a rótula desliza para fora da sua posição. Isto pode acontecer em algumas situações, quando o joelho faz o movimento de rotação ou em casos de traumatismo severo. Após a primeira lesão, o risco de incidência vai aumentar, devido ao estiramento prévio das estruturas ligamentares que fixam a rótula.

Quando a rótula desliza para fora da articulação, mas mantém um ponto de contacto entre as estruturas ósseas, chama-se de subluxação. Quando este ponto de contacto deixa de existir passa a ser uma luxação.

Sintomas

Quando ocorre o primeiro episódio de luxação da rótula, maioritariamente por um traumatismo direto ou devido a rotações do joelho, é esperado um edema (inchaço) elevado na zona do joelho e dor associada.

A luxação pode passar despercebida, no entanto existem sintomas que nos podem alertar:

-Dor anterior do joelho (que se acentua a subir e descer escadas ou com o joelho fletido por tempos prolongados);

-Instabilidade.

Após o episódio de luxação / Subluxação é frequente a realização de Raio-X, TAC ou Ressonância Magnética às estruturas do joelho. O diagnóstico é então confirmado e são identificadas as estruturas lesadas para prosseguir com o tratamento.

Tratamento

Em casos de lesão da articulação do joelho, como na subluxação ou luxação da rótula, como forma de tratamento imediato é recomendada a utilização de uma ortótese de joelho (joelheira) para manter a rótula na posição correta durante a fase aguda da lesão. Mais tarde, quando o inchaço e a dor desaparecem, é recomendado o fortalecimento muscular da articulação do joelho de forma a minimizar o risco de incidência da lesão.

Consultas PROAXIS

Sente alguma dificuldade e quer ser assistido pela equipa da PROAXIS?
Marque a sua consulta

MARCAR CONSULTA

CONSULTAS

Este website usa cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível.