Túnel Cárpico - Proaxis

Túnel Cárpico

O que é?

O canal cárpico, é um espaço na face anterior do punho, por onde passa o nervo mediano. A síndrome do túnel cárpico, ocorre quando o aumento de pressão, dentro do canal cárpico, causa a compressão do nervo. Quando a compressão é suficientemente elevada, origina alterações na função nervosa, o que provoca adormecimento, parestesias e dor na mão e dedos.

Sintomas

O primeiro sintoma a surgir, por norma, é a dormência nos dedos durante a noite. Quando estes sintomas se prolongam para a ocorrência durante o dia, estamos perante um agravar da condição. Neste estado mais avançado, a mão pode doer e a dor irradiar para o braço. Se esta síndrome não for tratada, pode levar a uma atrofia muscular na base do polegar.

Os sintomas mais comuns são:

– Dormência e formigueiro nos dedos durante a noite;

– Dormência e formigueiro nos dedos durante o dia;

– Perda de força de preensão;

– Diminuição da sensibilidade na mão;

-Dor.

Geralmente os mais afetados, estão em idades compreendidas entre os 40 e 60 anos. Por vezes durante a gravidez, também podem surgir sintomas da síndrome do túnel cárpico que geralmente desaparecem após o parto.

Tratamento

O primeiro passo no tratamento desta síndrome, é entrar em contacto com o seu médico especialista, para perceber o estado desta lesão, se esta se encontrar num estado inicial, a melhor opção passa por um tratamento conservativo, com a utilização de ortóteses para o pulso.

Estas ortóteses têm como objetivo, manter o pulso na sua posição neutra, permitindo que o edema dentro do canal diminua, reduzindo a pressão no nervo. O uso de uma tala durante a noite, pode diminuir as queixas que impedem o sono.

Quando os sintomas são muito intensos ou não melhoram, a icrurgia pode ser necessária para alargar o canal.

Consultas PROAXIS

Sente alguma dificuldade e quer ser assistido pela equipa da PROAXIS?
Marque a sua consulta

MARCAR CONSULTA

CONSULTAS

Este website usa cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível.