Estenose do canal vertebral
O que é?
A estenose da coluna lombar, caracteriza-se pelo estreitamento do canal, onde passa a medula espinal e de onde saem as raízes nervosas, responsáveis pelo controlo motor e sensitivo. Este estreitamento, pode causar irritação da medula ou das raízes nervosas, resultando em alterações neurológicas e dor.
Os sinais e sintomas, vão depender da localização da compressão nervosa na coluna vertebral. As causas mais comuns de estenose são a osteoartrite, e as alterações da coluna vertebral, resultantes do processo de envelhecimento e geralmente desenvolve-se lentamente ao longo do tempo.
Sinais e Sintomas
– Dor nas costas, que piora com o movimento e melhora deitando-se ou inclinando-se ligeiramente para a frente;
– Dor que irradia para as pernas (ciática) e/ou braços;
– Alterações neurológicas, como dormência ou fraqueza muscular nas pernas ou braços dependendo da localização e gravidade da estenose;
– Problemas de equilíbrio;
– Em casos mais graves, perda de controlo da bexiga e intestino.
Tratamento
O tratamento da estenose, irá depende da sua localização, origem dos sintomas e grau de gravidade. O tratamento cirúrgico, só é considerado em casos muito severos, em que a intervenção conservativa, não apresenta melhorias. A abordagem conservativa, consiste em medicação, fisioterapia e utilização de ortóteses de coluna.
A utilização de uma ortótese, para a estenose da coluna, visa a reduzir a pressão e limitar os movimentos, que possam causar irritação da raiz nervosa e dor radicular. A ortótese deve ser ajustada de forma a assegurar uma postura correta e distribuir a pressão exercida sobre a coluna.
Consultas PROAXIS
Sente alguma dificuldade e quer ser assistido pela equipa da PROAXIS?
Marque a sua consulta
PRODUTOS
-
Colar cervical rígido Vista
€64 IVA incluído -
Juzopro Lumbal XTEC STRONG
€200 IVA incluído