Hérnia Discal - Proaxis

Hérnia Discal

O que é?

A Hérnia discal caracteriza-se pela rotura, deslocamento ou degeneração dos discos inter-vertebrais, e pode resultar de cargas excessivas ou repetidas (como levantar pesos de forma inadequada), de esporões artríticos ou de malformação dos discos. A hérnia discal origina uma compressão das estruturas vizinhas e entre elas podem estar fibras nervosas.

Os discos intervertebrais, são compostos por uma parte externa espessa, o anel fibroso,  que é constituído pelo núcleo pulposo de consistência gelatinosa, e têm duas funções muito importantes: absorver impactos e permitir a mobilidade e flexibilidade da coluna.

Sinais e Sintomas

– Dependendo da localização, a hérnia causa dor na mão e braço (hérnia cervical) ou nas costas, perna e pé (ciática) – hérnia lombar, que pode ser incapacitante ou limitativa;

– Alterações motoras e sensitivas, devido à compressão nervosa, como por exemplo, formigueiros, perda de força muscular e sensibilidade. Em casos mais graves, pode levar a disfunção neurológica severa, que pode ser irreversível;

Tratamento

O tratamento pode ser conservativo ou cirúrgico, ambos com resultados semelhantes. O tratamento conservativo, tem como objetivo, o controlo inflamatório, repouso, fisioterapia e a utilização de uma ortótese de tronco para correção, estabilização da coluna e alívio das cargas exercidas.

As ortóteses, podem também ser utilizadas como prevenção, principalmente, para indivíduos com trabalhos com mais exigência física ou desportistas que solicitem muito o suporte da coluna.

 O tratamento cirúrgico, só é considerado em situações muito graves, que não melhoraram com a abordagem conservativa.

Consultas PROAXIS

Sente alguma dificuldade e quer ser assistido pela equipa da PROAXIS?
Marque a sua consulta

MARCAR CONSULTA

CONSULTAS

Este website usa cookies para lhe oferecer a melhor experiência possível.